O Japão enfrenta três emergências: uma pelo terremoto, outra pelo tsunami e outra de caráter nuclear. Mesmo apesar do desespero, da destruição e do caos, não á registro de saques ou brigas no país. Ao contrário do que ocorreu no Haiti e no Chile, ambos os países devastados por terremotos no ano passado.
No início da confusão, polícia tentou conter saque no Haiti |
População promove saques em supermercados da região atingida pelo tremor no Chile |
A interrupção na distribuição de energia, comida, combustível e itens básicos de higiene e limpeza gera um verdadeiro caos para a população do Japão, mas, até agora, não houve nenhum episódio de saque ou briga.
Prateleiras vazias, falta tudo no Japão, mas população se mantém calma |
De acordo com especialistas o que explica a falta de saques no Japão é o fato de as pessoas ainda crianças serem preparadas para lidar com catástrofes, além de um educação para o comportamente social, eles aprendem desde cedo a trabalhar em grupo. Aspectos históricos, sociais, religiosos e até políticos explicam o comportamento da população que acredita que mesmo diante de um desastre desses a ajuda virá da sociedade e também do governo.
Em rara aparição, imperador japonês diz orar por vítimas de desastre |
O único saque aliás de que se tem notícia no Japão é um muito conhecido pelos nipônicos e leva acento circunflexo no "ê", e é considerado parente distante (bem distante) do vinho.
Saquê bebida fermentada, fabricada pela fermentação do arroz |
Sigamos os exemplos dos nipônicos, em qualquer situação de emergêcia... MUITA CALMA NESSA HORA.
Estava vendo uma mate´ria sobre isto com minha irmã e ela falou bem isto: "Aqui no Brasil já teriam saqueado tudo!"
ResponderExcluirBem cultural creio eu... Incrível!
;D
que desgraça que ocorre no japão, nem mesmo depois disso tudo... né
ResponderExcluirenfim, bom post.