segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A juventude é uma banda, numa propaganda de refrigerantes

Um dia desses, entre a vaga escuridão de um ônibus lotado de estudantes que tomam seus caminhos de volta para casa, estava eu, meu fone de ouvido, e um pouco de música.
Dentre essas músicas, Terra de Gigantes, Engenheiros do Hawaii.
Eu sempre gostei muito das letras e músicas do Engenheiros. Elas me fazem pensar.
E dessa vez, uma sábia citação que eu ouvi na voz memorável de Humberto Gessinger, me chamou bastante a atenção.
Ele dizia: " Nessa terra de gigantes, que trocam vidas por diamantes, a juventude é uma banda, numa propaganda de refrigerantes..."
O que é ' uma banda numa propaganda de refrigerantes' ?
Uma foto posada, pessoas fingindo felicidade, que se alienam dos problemas do mundo que os cerca.
E o que é a juventude hoje?
Salvo algumas exceções, a palavra que melhor define a juventude hoje é alienação. Muito diferente da época das revoluções estudantis, dos caras-pintadas, hoje os jovens não buscam mais os seus direitos, não lutam mais pelos seus ideias, se é que existe algum. Ninguém se preocupa com nada. O que vier é lucro (ou não). O importante é só curtir, fazer festa, se divertir.
Longe de mim querer dizer que é errado, até por que eu também faço isso. Mas o que passa despercebido pelos olhos de muitos é que nas nossas mãos está o futuro do pais, literalmente, e depende de nós fazê-lo bom ou ruim.
De que forma uma pessoa que se aliena do mundo, que não se preocupa em melhorar nada, e que não se interessa pelo futuro pode querer cobrar alguma coisa, ou fazer críticas sobre o rumo que as coisas estão tomando ?
Sejamos protagonistas da nossa história.
Pra finalizar, mais uma citação do Gessinger:
" Afinal de contas, o que nos trouxe até aqui ? Medo ou coragem ? Talvez nenhum dos dois..."

Texto de Vanne

Nenhum comentário:

Postar um comentário