quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

As conquistas da juventude

As revistas
As revoltas
As conquistas da juventude
São heranças
São motivos
Pr'as mudanças de atitude


O Brasil, como um país de origem colonial, já protagonizou muitos acontecimentos em sua historia, que o fizeram um País melhor ou pior. Vou citar algumas das marcas da história de mudanças canarinha: Nossa Independência, criação da República, Abolição da escravatura, Vargas, Ditadura, Constituição de 89, Impeachment de Collor, FHC, Lula. Enfatizei a historia recente propositalmente. Bem, alguns fatos representaram regresso para o País, como a Ditadura, bem como a própria Lei Aura, que na minha concepção furada é umas das responsáveis pela alienação de boa parte da população brasileira, por (pelo contrario do que se pensa) não ter incluído os negros escravos na sociedade latifundiária da época, e sim marginalizá-los ainda mais. Outros fatos representaram avanços para o Brasil, como a Independência, Constituição de 89 e Impeachment de Collor.
A “Ditadura Militar”, a “Diretas Já” e o “Impeachment” de Collor é realmente onde eu queria chegar, para demonstrar o quanto a nossa juventude já protagonizou batalhas campais por mudanças no Brasil. (...) Bem é até difícil, mas tentei imaginar, com muita intensidade, como é ter uma vida regrada, ditada e submissa à hipocrisia, pois é, realmente não é fácil imaginar, pois hoje temos grande estabilidade, liberdade dentre outras coisas. Porém nos anos 60, 70 e 80 era assim, e  ninguém se via satisfeito, muito menos os jovens. Então, digo sinceramente, se eu me encontra – se nessa situação lutaria com todas as forças para mudar a minha condição, seja pela musica, política ou força armada. As organizações da época como a VAR – palmares (a qual muito políticos competentes hoje do PT e outros partidos fizeram parte ) queriam justamente isso, derrubar o poder privilegiado da época, e colocar as ideias juvenis à frente. Mas para isso tinham que destruir os donos do descaso no poder, os representantes daquela ditadura, praticando o que todos sabem. (...)
Sendo assim, de um país onde os jovens pintavam seus rostos para ir à luta contra o descaso, onde os jovens já deram fim a uma Ditadura, voltaram com as eleições diretas, depuseram um presidente, é desmoralizante ver que nem se quer o direito de voto é comemorado hoje. Vivemos em meio a uma juventude preguiçosa hoje, que é alimentada por seus próprios interesses e não do coletivo. E há quem escute isso e ache um desrespeito, pois vão achar que eu já sou um velho falando assim, "velho" é quem não vai à luta defender os seus direitos e ideais. 

Texto de Saulo Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário