quarta-feira, 20 de abril de 2011

Nikola Tesla

Na série sobre o Rádio no Impacto  Cerebral , Eliandro postou o artigo “Um pouco de história”, feito por mim, onde eu cito que o inventor do Rádio foi Landell de Moura, e não Marconi.
Então no dia 18/04 nos comentários Oswaldo Takeshi Koike postou o seguinte: “esqueceram de mencionar o Nikolas Tesla, apesar dele não aparecer foi ele avançou nas descobertas do Edison.”
Confesso que sou jornalista formada e nunca havia ouvido falar sobre Tesla, e como acredito que toda crítica construtiva serve para aprofundar melhor nossos conhecimentos, realizei uma pesquisa sobre o assunto.


Nikola Tesla (Nicola Tesla ou Никола Тесла), nascido em 1856 foi um inventor nos campos da engenharia mecânica e electrotécnica, de etnia sérvia nascido na aldeia de Smiljan, Vojna Krajina, no território da atual Croácia. Era súbdito do Império Austríaco por nascimento e mais tarde tornou-se um cidadão estadounidense. Tesla é muitas vezes descrito como um importante cientista e inventor da idade moderna, um homem que "espalhou luz sobre a face da Terra". É mais conhecido pela suas muitas contribuições revolucionárias no campo do electromagnetismo no fim do século XIX e início do século XX. As patentes de Tesla e o seu trabalho teórico formam as bases dos modernos sistemas de potência eléctrica em corrente alterna (AC), incluindo os sistemas de distribuição de energia multifásicos e o motor AC, com os quais ajudou na introdução da Segunda Revolução Industrial.
Em 1891, Tesla desenvolveu a invenção pela qual seu nome é mais conhecido hoje: A bobina Tesla. Simples o bastante para qualquer interessado construir, e totalmente funcional em modelos caseiros, ela era uma inovação impressionante, que foi a base para o rádio, televisão, e meios modernos de comunicação sem fio.
Então como eu citei para Oswaldo no comentário do artigo Landell se utilizou de conhecimentos pré-estabelecidos para realizar a propagação da voz através das ondas do rádio, assim como todo inventor de vale de pesquisas de sucesso que os precedem. Antes de Landell outros tentaram fazer a mesma coisa, mas ele foi o primeiro a obter êxito, foi o primeiro a fazer com que a voz se propagasse no ar, e patenteou sua invenção como vocês podem ler no artigo “O que o avião e o rádio tem em comum?”
Assim como Padre Landell, Tesla caiu no ostracismo e era olhado como um cientista louco, por causa de sua personalidade excêntrica e às suas afirmações aparentemente bizarras e inacreditáveis sobre possíveis desenvolvimentos científicos.
Nunca tendo dado muita atenção às suas finanças, Tesla morreu empobrecido aos 86 anos.
Quem quiser saber mais sobre Telsa pode ler um artigo muito interessante e completo no Mundo Tentacular.

4 comentários:

  1. Graças a loucura e genialidade desses caras é que o mundo chegou onde está!
    Parabens pela postagem, muito boa!

    Passa lá no meu blog pra conhecer!

    ResponderExcluir
  2. Grande Gênio. Concordo com o André, graças a esses caras que o mundo chegou onde está.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Alessandra! eu vou colocar o Link nos comentários do Blog

    um abraçoo

    ResponderExcluir
  4. Vim desejar uma Feliz Páscoa para você e toda a sua família.
    Beijos!
    Maria Lúcia

    ResponderExcluir