segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sacolinha de jornal para colocar o lixo

Os supermercados estão aos poucos deixando de fornecer sacolinhas plásticas para os consumidores. A medida é uma maneira de tentar diminuir a quantidade de plástico nos lixões que levam centenas de anos para se decompor e atrapalham e muito o meio ambiente. Porém, algumas pessoas ainda são dependentes das sacolinhas, umas porque ainda não aderiram às Ecobags (bolsas feitas de material reciclado e que são utilizadas várias vezes), outras porque usam as sacolinhas de supermercado para colocar seu lixo doméstico, e na eminência de perderem as sacolas se perguntam:

Onde vou colocar meu lixo? O caso é que muitas pessoas utilizam as sacolinhas em suas lixeiras para acondicionar e descartar o lixo do dia-a-dia. Pensando nisso Juliana Valentinni desenvolveu uma ideia criativa para o descarte do lixo. É fácil e rápido de fazer. A sacolinha de jornal pode ser confeccionada em cerca de 20 segundos, com folhas de jornal, ou qualquer folha de papel grande pode ser  transformada neste “copo”, para forrar os lixinhos de pia e banheiro. A ideia que mantém a lixeira limpa veio do origami, que ensina essa dobradura como um copo em tamanho aumentado.
Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.
Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo.
 
Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.
 
Vire a dobradura “de barriga para baixo”, escondendo a aba que você acabou de dobrar.
 
Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:
Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.
 
Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.
 
Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:

 
Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!

 
É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo!

 
Que tal?
Pode parecer complicado vendo as fotos e lendo as instruções, mas faça uma vez seguindo o passo a passo e você vai ver que depois de fazer um ou dois você pega o jeito e a coisa fica muito muito simples. Daí é só deixar vários preparados depois de ler o jornal de domingo!

2 comentários:

  1. muito bom seu blog ale... depois passa no meu... sdemfoco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. ale... teu blog e show... mto bom mesmo... brigado pelos toques...

    ResponderExcluir