terça-feira, 14 de junho de 2011

Tendências, expectativas e possibilidades para o radiojornalismo

Gil Horta, Alessandra Batista, Priscila Pinheiro, Antônio Purificação, Izaura Rocha e Tâmara Lis

Com a participação de jornalistas renomados na área de radiojornalismo, “Convergência midiática e o Radiojornalismo” foi o tema da última palestra da área de jornalismo que integrou a 8ª Semana Acadêmica de Comunicação.

Para a mesa foram convidados os jornalistas Gil Horta (Rádio Solar FM), Alessandra Batista (Rádio Cultura de Santos Dumont) e Priscila Pinheiro (Rádio Cidade FM), o aluno Antônio Carlos da Purificação (Estácio) e as professoras e mediadoras da palestra, Tâmara Lis e Izaura Rocha.

Na apresentação, foram discutidas soluções para que o rádio se torne mais interessante diante das possibilidades oferecidas pela internet, além de apresentados comparativos de valores entre ambos e de serviços prestados e a relação que se cria de cooperação entre os dois.

Segundo Gil Horta e Priscila Pinheiro, a convergência é de grande importância para o rádio e este é o meio de comunicação que mais se ajustou a esse fato, sabendo explorar as tecnologias a seu favor.

O rádio hoje também se pauta pela internet, principalmente pelo twitter, possibilitando que a notícia seja imediata e, segundo Alessandra, os serviços prestados pelo rádio favorecem o ouvinte, proporcionando precisão e credibilidade.

Outro ponto discutido foi a função das rádios atuais e a utilização de parte da programação para tocar músicas. Com a possibilidade de qualquer pessoa ouvir a música desejada a qualquer momento através de MP3, MP4, Ipode, Iphone etc., há uma grande tendência de as rádios retornarem ao principal conceito que é a prestação de serviço à comunidade, como afirmam Alessandra e Purificação.

Finalizando, Priscila acrescentou que várias rádios já se adaptaram à convergência e utilizam ferramentas que agregam valores, como revistas institucionais, redes sociais, sites e outros meios de interação, tornando a profissão do jornalista cada vez mais exigente quanto ao domínio de diferentes ferramentas.

Fonte: Estácio

Um comentário:

  1. O meio Radiofônico é ainda uma das melhores formas,de se chegar a todos,de forma direta, sendo ele fácil de si ter,onde menos si espera têm um Rádio ligado,verdadeiramente sempre será,um meio de comunicação que deve ser respeitado.

    ResponderExcluir