segunda-feira, 9 de maio de 2011

Por que os sinos dobram?

"Moradores  de duas cidades, entraram com ações na justiça e conseguiram proibir igrejas de tocar sinos. Mas em Piracaba, interior de São Paulo, a ordem foi suspensa na semana santa.
O som faz parte da tradição da igreja. Para quem vive em clausura como as freiras Carmelitas, cada toque tem um significado.
“Os monges não se comunicavam antes entre eles. Era absoluto silêncio. Então eles tinham o sino prá reunir a comunidade pra oração”, fala a irmã carmelita Maria da Graça de Eucaristia.
“O povo mesmo sente falta. Porque a badalada de um sino você já lembra que Deus está chamando pra orar”, diz a irmã carmelita Marina da Cruz.
Apesar da tradição, durante dez dias, o sino que orienta a rotina das irmãs Carmelitas não pôde ser tocado. A determinação da justiça de Piracicaba foi feita com base no pedido de um vizinho que considera o som uma perturbação pública. A decisão gerou muita polêmica.
“Faz 60 anos que bate esse sino, entendeu? Em Piracicaba, foi doado esse terreninho pra elas. Eles que vieram morar em redor do carmelo, entendeu? Que não existia nada aqui”, conta um morador da região.
O sino das Carmelitas soa em Piracicaba dez vezes por dia. Uma lei municipal limita o volume e os horários que pode haver ruídos, mas ela não vale para os sinos das igrejas.
“Na questão da legislação municipal é isenta a questão das igrejas”, fala a coordenadora do pelotão Ambiental, Lucineide Maciel.
Nós tentamos conversar com o morador que não quer mais ouvir o sino. A casa dele fica atrás da capela, mas ele só nos atendeu pelo interfone. “Problema de saúde, tudo. Foi alegado um monte de coisa”, diz o morador.
Um vizinho também calou o sino da diocese de Santos Dumont, em Minas Gerais. Há 25 anos morando ao lado da igreja, ele alega que cansou de ser acordado pelo som. “O timbre do sino é muito alto. Ele é irritante”."

"A ação em Santos Dumont inclui ainda a Igreja Metodista, que também fica ao lado. Nesse caso, o motivo do incômodo são os cânticos de louvor da banda que ensaia aos sábados.
O caso é analisado pelo juizado especial com a primeira audiência marcada para o início de maio. Se não houver acordo haverá julgamento e as igrejas podem pagar uma multa de até R$10 mil por danos morais.
A direção da Igreja Católica não quer falar sobre o assunto e o pastor Metodista não concorda com as alegações da ação. Outros vizinhos, que também moram perto, dizem que não estão incomodados.
A Mitra Arquidiocesana de Juiz de Fora irá participar de uma audiência de conciliação. Caso o som do sino esteja acima dos decibéis permitidos por lei a igreja vai se adequar."

A ação deu pano pra manga em Santos Dumont, o morador que move o processo contra as igrejas vem sendo constantemente questionado pelos habitantes da cidade. Um abaixo assinado foi elaborado e circula por toda a cidade a fim de invalidar o pedido de silenciar o sino da Igreja Católica e o coral da Igreja Metodista.

"Uma tradição nas cidades mineiras é o badalar dos sinos, nas tradicionais Igrejas. E nossa terra não foge a esta tradição secular.
Os sinos estão a anunciar momentos importantes do povo católico e até mesmo de outras profissões de fé.
Podemos dizer que os sinos com seus toques variados falam com o povo anunciando várias cerimônias nas igrejas como: missas, saída de procissões e chegada das mesmas, a apresentação de uma criança a sua comunidade quando batizada, no Oficio das trevas, o falecimento de uma pessoa importante na comunidade ou seu sepultamento, inclusive o falecimento do Papa com o repicar em três toques espaçados.
Na Semana Santa, maior celebração do povo católico, ele se comunica com o povo transmitindo importantes celebrações que revivem a última semana da vida de Jesus Cristo e sendo uma das badaladas mais emocionantes a que anuncia o Tempo pascal, a “Ressurreição de Jesus Cristo”.
Lembro-me bem quando criança do falecimento do Santo Padre o Papa Paulo VI, fui escalado para tocar o sino ao meio dia e às seis da tarde, me senti orgulhoso, mas não me sai da memória aquele toque fúnebre bem pausado para lembrar os católicos o momento de luto que vivíamos pela perda do Pastor da Igreja.
Os sinos tiveram também a finalidade por séculos de comunicar grandes tragédias nas cidades como enchentes, incêndios, grandes acidentes e reunir a comunidade. São essas tradições tristes ou alegres que devem ser preservadas como cultura de um povo religioso e tradicional. Esta é mais uma tradição muito querida pelo povo mineiro que ainda conserva os grandes sineiros para executar grandes peças ao toque dos sinos e nossa terra não foge a esta tradição."
Fonte: http://doquinhasdmg.blogspot.com/

4 comentários:

  1. daqui a pouco vc não vai poder nem ver televisão sem "incomodar" ninguem... acho que proibir o sino eh demais...

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh achei vocee..
    comentou no meu blog
    e ainda por cimaa colokou o endereço errado
    asuhsahashsa'
    e na comunidade tb..
    massa esse seu ipod.. vou ouvir evaa'
    se kuidaaa - tha show o seu blog

    ResponderExcluir
  3. esse mundo tá perdido msm,tanta coisa acontecendo e as pessoas incomodadas com sinos!
    parabéns pelo blog.Se der visita o meu ^^
    http://thaynadamascena.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Sino incomoda sim
    Morar perto de igreja é complicado no Santana São Pedro JFora.
    Todo domingo tem uma história de treinamento de música e cantos do grupo jovem da igreja, minha mora próximo e parece que a reunião é na casa dela
    o padre colocou alto falante no telhado da igreja e transmitiu missa ao vivo na semana santa 2010 e continuou nas missas seguintes eu acho que foi proibido pois hj só toca na hr da Ave Maria @edsonblc

    ResponderExcluir