quarta-feira, 11 de maio de 2011

Primeiro Beijo Gay da TV: Progresso ou retrocesso?

Discutido exaustivamente por autores e fãs de novelas, o tão falado beijo gay vai finalmente sair do papel e ser exibido nesta quarta-feira (11), pela primeira vez na teledramaturgia brasileira. Será em "Amor e revolução", folhetim de Tiago Santiago que vai ao ar às 21h45m, no SBT. As protagonistas da cena romântica são a advogada Marcela (Luciana Vendramini), homossexual assumida na trama, e Marina (Giselle Tigre), dona do jornal O Brasileiro, que está triste por causa da rejeição de Tiago (Mario Cardoso). Ao consolar a amiga, Marcela confessa sua paixão e as duas acabam se beijando. O romance entre as moças, aliás, não deve parar por aí, segundo Luciana Vendramini. Ela considera a exibição da cena importantíssima para quebrar preconceitos.

"- Na novela, a relação das duas até causa estranhamento, porque é nos anos 60. Mas hoje em dia não há motivos para se chocar. Na verdade, a homossexualidade existe desde que o mundo é mundo, desde o antigo Egito. É preciso começar a tratar os gays de forma natural porque não há nada de anormal em relação a eles. Não tem mais porque ter medo de mostrar" - opina a atriz.

Ensaiado e anunciado, o beijo gay frustrou expectativas de quem esperava ver o assunto tratado com transparência em diversas oportunidades anteriores. Na novela "América", de Glória Perez, na Globo, Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro chegaram a gravar a cena do beijo entre os personagens Junior e Zeca, que acabou não indo ao ar. Em "Mulheres apaixonadas", de Manoel Carlos, o prometido beijo entre Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picarelli) resumiu-se a um selinho numa peça de teatro encenada pelas duas na trama. Já em "Duas caras", de Aguinaldo Silva, o casal Bernardinho (Thiago Mendonça) e Carlão (Lugui Palhares) chegou ao último capítulo sem trocar um beijo. O mesmo aconteceu com Jennifer (Bárbara Borges) e Eleonora (Mylla Christie) em "Senhora do destino", também de Aguinaldo.

O autor da trama Thiago Santiago informou que pretende levar ao ar também um beijo gay entre dois homens. A cena seria entre os personagens Duarte (Carlos Thiré) e Jeová (Lui Mendes). Este último é um pioneiro em personagens homossexuais na TV ao viver Jeferson namorado de Sandrinho (André Gonçalves) em "A Próxima Vítima" de 1995.

Fonte: O Globo e O Tempo Online

E você, o que acha?

4 comentários:

  1. Opção sexual cada um tem direito sim de ter a sua embora eu defenda meus principios e minha religião nao aponto para os outros.

    Porém acho que passar isso para a tv foge ao direito de escolha, e entra já em imposição

    defendo a luta contra o preconceito mas isso nao deve ser feito impondo a aceitação, cada um façã suas escolhas todos sao livres para isso

    mas daki a pouco entao cine privê poderia passar tambem as 15 da tarde pq nao qual o "pré-conceito"?

    ResponderExcluir
  2. sabe, ao ver esse assunto ganhar os espaços que temos, todos, dado a ele nos ultimos dias fico mais cheio de perguntas do que de respostas.
    -estamos dando o destaque correto a este assunto?
    - será que não o estamos fazendo mais importante do que de fato merece?
    - no pronunciamento de juizes no STF samana passada, falou-se em 60 mil duplas vivendo em uniãos gay. mas o que é isso diante de 200 milhões de brasileiros?
    - será mesmo que fazer uma apologia de seus hábitos e necessidades, ou até atende-las satisfaz a 99,04 restante da população?
    - que marketing eles usam para nos roubar a atenção como se maioria fossem?
    - se não provocado não falo mais nisso, nem em nome de criminosos, nem em falcatruas de politicos, farei a fama dos bons! apresentarei os doadores de órgãos e de sangue, apologética contra o uso do alcool, do cigarro e de outras drogas.
    vou falar do que pode ser e fazer bem!

    parabens pelo blog
    bjk!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com sensação estranha ao ler o titulo da sua postagem sobre isso; pq retrocesso?

    Eu vi a cena, vibrei quando foi ao ar. Pra acabar com essa hipocrisia.

    Os heteros são maioria sim, tem todos os direitos , e os gays não. Eles pagam impostos como todos e merecem sim ter os seus direitos. Se querem viver em comum, qual o problema, o que interessa isso a vc?

    E mais, todos os dias nos jornais, informam-se assassinatos de gays, ou esqueceram da garota que há 2 semanas foi morta pelo irmão e pai da namorada que eram homofobicos.

    Estou um pouco indignada como comentário acima, que em minha opnião destila ódio e preconceito, pq o que os gays querem são DIREITOS IGUAIS e não transformar ninguem em gay, até pq isso seria impossível;Ou vc é daqueles que dizem "sábado vou virar gay!" "ai, meu amigo(a) tá tão sexy que não posso resistir".

    Homossexualidade, não é opção igual escolher uma laranja ou uma banana, é uma CONDIÇÃO SEXUAL do ser humano. Nunca vi um hetero virar gay, nem um gay virar hetero. E ainda existem os bissexuais que sofrem em dobro o preconceito dessa sociedade babaca, provinciana e de terceiro mundo, vide o que aconteceu de demonstrações de homofobia no Big Brother 10 contra a Morango, e no BBB11 contra a Diana.

    O Brasileiro em sua maioria tem medo da própria sexualidade, não se garantem, e por isso morrem de medo de falar em gays ou ter amigos gays.

    Sociedade machista,misógina,racista,e homofóbica.

    ResponderExcluir
  4. Com o andamento dessa história vemos que sermos chamados de homofóbicos virou chavão.

    Tenho amigos gays, não sou homofóbico. Porém, não me sinto a vontade enem gosto de ver cenas assim.

    Será que agora seremos obrigados a aplaudir e gostar de beijos, cenas de carinho e até sexo entre homosexuais?

    E digo mais, alguns amigos gays também não aprovam tal exposição. Não que desejam ficar "atrás do armário", pois assumem sua sexualidade, mas desejam ter suas vidas afetivas com o mesmo direito a privacidade que os heteros podem ter.

    Ser chamado de homofóbico também é preconceito!

    ResponderExcluir