quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Estudo Bíblico - A Dei Verbum

Era necessário que a Igreja, através da autoridade recebida do próprio Jesus, dissesse ao mundo inteiro a sua missão de ensinar, sem nenhuma dúvida, sobre a Revelação Divina e sua transmissão.  Este foi o objetivo principal do Vaticano II ao entregar a Dei Verbum a todos nós. O Papa Bento XVI sobre a Dei Verbum disse que este documento nos explica claramente que a Igreja escuta e anuncia a Palavra de Deus, ou seja, ela não vive por ela mas sim pelo Evangelho e é no Evangelho que encontra sempre a orientação para o seu caminho.
Assim, o cristão deve compreender que quem escuta a Palavra pode então tornar-se o seu anunciador, não ensinando a sua própria sabedoria, mas a sabedoria de Deus.



Deus quis revelar-se a Si mesmo e dar a conhecer o mistério da sua vontade. Em virtude dessa revelação Deus fala aos homens como amigos (cfr. Ex. 33, 11; Jo. 15,1415) e convive com eles.
Na Bíblia encontramos primeiro a Preparação da revelação evangélica. Em Gênesis, na criação Deus oferece aos homens um testemunho eterno de Si mesmo. O Antigo Testamento prepara o Novo, todo ele aponta, prepara para a Vinda de Cristo.
Os apóstolos e seus sucessores, são transmissores do Evangelho
. E é isso que nos diferencia dos protestantes. Eles tem apenas um ponto de apoio, nós temos três:

Tradição Apostólica - Magistério - Sagrada Escritura

Os apóstolos receberam dos lábios, trato e obras de Cristo, o conhecimento e para que o Evangelho fosse conservado integro e vivo, os Apóstolos deixaram os Bispos como seus sucessores.
A Sagrada Tradição, a sagrada Escritura e o magistério da Igreja, se unem de tal maneira que um sem os outros não se mantém.
As coisas reveladas por Deus, contidas e manifestadas na Sagrada Escritura, foram escritas 
por inspiração do Espírito Santo.
Deus escolheu e serviu-se de homens, agindo Ele neles e por eles, para que pusessem por escrito, cada um de acordo com sua realidade, capacidade e cultura, tudo aquilo e só aquilo que Ele queria.
Deus na Sagrada Escritura falou por meio dos homens e à maneira humana. Por, isso a Sagrada Escritura deve ser lida e interpretada com o mesmo espírito com que foi escrita.

O Antigo Testamento é a história da salvação. Onde Deus estabelecido aliança com Abraão e por meio de Moisés revelou-se ao Povo escolhido como único Deus verdadeiro e vivo. O Antigo Testamento prepara o anúcio simbolizando com várias figuras, por isso, ele não deve ser interpretado ao pé da letra.

Já o novo não! A santa mãe Igreja defende firme que estes quatro Evangelhos, transmitem fielmente as coisas que Jesus, durante a sua vida terrena, realmente operou e ensinou. 

Olha o perigo da livre interpretação da Bíblia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário