sábado, 13 de setembro de 2014

Gênesis 2 - A Criação do Homem

O Dia do Senhor

"Deus abençoou o sétimo dia e o santificou" Gn 2,3

Jesus é o Senhor do Sábado, por sua ressurreição nós católicos guardamos o domingo.

CIC#363 - Jesus respeitou o preceito do Sábado, mas ao mesmo tempo posicionou-se em relação a ele de uma forma altamente livre e soberana: “O Sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado.” (Mc 2, 27)
O fato de Jesus ter curado no Sábado e ter interpretado o mandamento do Sábado de uma forma misericordiosa colocou os judeus, Seus contemporâneos, perante duas hipóteses: ou Jesus é o Messias enviado por Deus e, portanto, o “Senhor do Sábado” (Mc 2, 28) – ou Ele é apenas um homem simples, cujo trato com o Sábado constitui um pecado contra a Lei.

Se ele fosse um simples homem não seria concedido a ele o poder de curar, muito menos no sábado.

Mas o que é guardar o domingo? É não fazer nada neste dia?
Claro que não, o guardar significa reservar este dia para Deus. FAzer suas orações, ir à Santa Missa, e por mais que seja necessário trabalhar neste dia, ele tem que ser de alguma forma voltado para Deus.

O homem como barro nas mãos do oleiro

"O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente." Gn 2,7

Na bíblia diz que o homem foi feito do barro para dizer que é orgânico, assim como a terra. Tem carbono, sais minerais e tudo mais. A Igreja aceita que o homem provem da evolução, mas não do macaco! De um ser humano mais rudimentar, menos evoluído. Até que quando chegou em um certo nível de evolução Deus soprou nele o Espírito Santo. Quando diz que Adão foi o primeiro ser vivente, quer dizer que foi o primeiro que tinha alma. Os primeiros seres humanos pouco evoluídos eram como os anumais, não possuiam uma alma.
Eles ainda não eram os únicos na terra, como Adão e Eva haviam outros, mas eles foram escolhidos por Deus, assim como tantos outros no percorrer das histórias bíblicas.

O Jardim do Éden

"Ora, o Senhor Deus tinha plantado um jardim no Éden, do lado do oriente, e colocou nele o homem que havia criado." Gn 2, 8

O jardim do Éden não é um lugar, mas um estado em que o homem foi criado. Un estado de santidade, e, comunhão plena com Deus. Eles viam Deus face a face, em um estado de justiça original. Quando pecaram foram expulsos do Éden, ou seja foram expulsos da presença de Deus.
O nome Éden quer dizer oriente, faz referência ao local onde surgiu à vida. O gênesis descreve o Jardim do Éden como um lugar lindo porque simbolia a presença de Deus, o lugar era o reflexo de Deus, onde os homens viviam na amizade de Deus.

O conhecimento do Bem e do Mal

"Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não deves comer, porque no dia que comeres morreras" Gn 2,17.

Todos precisam de limites pra viver, o homem foi criado livre, dotado de inteligência e vontade. O limite imposto por Deus, era que o homem não deveria conhecer o mal. O homem conhecia apenas o bem, só conhecia a Deus.
Depois que Deus terminou a criação viu que tudo era bom, O HOMEM É BOM! E depois impos limites que nem um pai que impõe limites ao filho para evitar que ele se machuque. Ao pecar o homem não morreu, ma se tornou mortal. O salário do pecado é a morte.

Dons peter naturais

Quando foi criado por Deus o homem possuia quatro dons:

1 - Imortalidade
2 - Imparcibilidade, ou seja, a ausência de sofrimento
3 - Concupciência, ou seja, integridade, a não tendência ao pecado
4 - Ciência Moral Infusa, ou seja, o conhecimento perfeito da vontade de Deus.

E perdeu tudo isso por inveja! Inveja do diabo. Por causa da inveja do demônio o pecado entrou no mundo. O sofrimento e todo mal. O Diabo quis ser como Deus, e ai botou na cabeça do homem que ele também pode ser como Deus. Lúcifer era o anjo mais lindo do Céu, e por isso ficou vaidoso, ai a importância da modéstia. Antes da criação do mundo ouve a grande batalha, revelada a João e descrita no apocalipse. "Varria com sua cauda uma terça parte das estrelas do céu, e as atirou à terra". (Ap 12, 4) quando Lúcifer se voltou contra Deus levou um terço dos anjos do céu com ele.

A criação da mulher

"E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem". Gn 2, 22

O home não foi criado para viver só, ninguém é feliz sozinho. A mulher veio da evolução assim como o homem. Mas porque a bíblia diz que foi tirada da costela? É um sentido figurado. Se fosse da cabeça seria superior, se fosse do pé seria inferior. A costela é usada para dizer que ambos são iguais. E além disso fica perto do coração. Uma só carne, unidos pelo amor. Este é o desígnio de Deus. Carne da Carne, ossos dos ossos, uma só carne. Já não são dois, mas apenas um. "Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe" (Marcos 10, 9)

Quando diz que cobriu com carne a parte aberta significa que Deus cobre as nossas feridas, cura e cicatriza todas elas. Adão estava triste e sozinho então curou a ferida de Adão.

Estavam nus e não se envergonhavam, porque não possuíam malícia, porque eram puros, não possuíam pecado algum e nem o conhecimento do mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário