segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Gênesis 3 - O pecado entra no mundo

"Mas Deus bem sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e sereis como deuses, conhecedores do bem e do mal.” Gn 3,5



Com esta frase o anjo caído convenceu Eva a desobedecer a Deus e assim o pecado entrou no mundo. Por inveja de Deus o Diabo quis destruir o bem mais precioso da criação: o ser humano. Primeiro para entristecer a Deus. Ele quis ser como Deus e como não pôde resolveu destruir toda a sua criação, ou pelo menos, boa parte dela, e em segundo ele acha que o ser humano não merecia ser criado a imagem e semelhança de Deus e muito menos ser merecedor de todo o amor do Criador. O Diabo sabia e sabe que Deus se entristece profundamente por cada alma que se perde.

A serpente simboliza o mal que no Apocalipse também é chamado de dragão. O 'encardido' sabe que no fim ele não vai vencer, então quanto mais pessoas ele conseguir levar para o seu lado melhor, pelo menos pra ele. Deus sabia que seria mais seguro para o homem não conhecer o mal, a dor, o ódio, o sofrimento, por isso, impôs a árvore do conhecimento como limite.

"O homem e sua mulher esconderam-se da face do Senhor Deus, no meio das árvores do jardim." Gn 3, 8. O conhecimento do mal fez o homem se esconder e se afastar de Deus.

"O homem respondeu: “A mulher que pusestes ao meu lado apresentou-me deste fruto, e eu comi." Gn 3,12. Esse é o mal do ser humano, sempre tentando jogar a culpa dos seus pecados nos outros.

"Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.” Gn 3,15. Por uma mulher o mal entrou o mal no mundo. E por, outra mulher a salvação entrou no mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário