terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Falta de quê?

O Brasil este ano está alarmado com o alto índice de casos de dengue, algumas cidades mineiras já chegaram ao índice considerado epidemia pela Organização Mundial de Saúde. O Governo do Estado, em uma tentativa de conter os casos lançou um site declarando "Guerra contra a Dengue". Além do site, o Governo também sancionou uma lei que prevê punição para quem não ajudar a combater o mosquito transmissor.
Por que no Brasil cuidados simples que podem salvar a vida de tantas pessoas tem que virar lei para serem cumpridos? Algumas pessoas tem o sério e perigoso hábito de achar que determinadas coisas nunca vão acontecer com elas, mas um dia acontece... Quem não cuida do próprio quintal é a vítima mais próxima do mosquito.
As pessoas dizem amar a vida, mas mostram um desmazelo muito grande com suas próprias vidas e dos entes queridos ao seu redor, além do problema da dengue outra coisa que reduziria e muito o número de mortes no Brasil, é o uso do cinto de segurança.  Mais de um milhão de pessoas em todo mundo morre por ano em decorrência de acidentes de trânsito.
De acordo com o Centro de Experimentação e Segurança Viária, se a taxa de adesão ao uso do cinto de segurança no Brasil aumentasse em apenas 10%, aproximadamente 1.600 mortes seriam evitadas por ano, isso sem falar nas lesões decorrentes dos acidentes não fatais.
O Código Nacional de Trânsito, em vigor desde 1998, obriga todos os ocupantes dos veículos a usar o cinto de segurança. E não adianta usar só nas estradas, estatísticas mostram que boa parte dos acidentes ocorre perto de casa. Isso sem falar no uso do capacete. Trinta por cento das infrações de trânsito se devem do não uso desses equipamentos essenciais de segurança.
No ano passado passou a ser obrigatório também o uso de assentos infantis especiais para crianças com até sete anos e meio de idade, o que ocasionou um aumento na procura das cadeirinhas. A lei que entraria em vigor em junho, passou a valer a partir de setembro porque a população não encontrava mais cadeirinhas no mercado.
Por que estes pais não se preocuparam em comprar essas cadeirinhas antes? Será que receber uma multa dói mais que perder um filho? Por que muitas pessoas só sentem quando precisam mexer no bolso?
Até quando medidas que melhoram a segurança das pessoas deverão virar lei para serem cumpridas?
Afinal, isso é falta de quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário