quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Tem pouca hora no meu dia

"Tempo, tempo mano velho, falta um tanto
ainda eu sei. Pra você correr macio.
Hoje estava organizando o quadro de horário das minhas filhas, e ao terminar pensei... "Eh... até que foi fácil". Como é fácil gerenciarmos o tempo dos outros, mas quando o assunto é conosco, a situação fica mais complicada. É fácil exigir de minhas filhas que cumpram os horários, mesmo que às vezes eu tenha que dar uns "esporros" na hora de dormir, ou de tomar banho. Mas enquanto ao meu horário? Você também sente que falta hora no seu dia? Sente que precisaria de um dia com mais umas seis horas pelo menos? Não se desespere você não é o único. E não, o tempo não está passando mais rápido ultimamente, é a nossa noção de tempo que muda de acordo com a idade, e os afazeres. Um domingo de trabalho e um domingo na praia não vão parecer ter as mesmas 24 horas.
A primeira coisa pra tentar botar ordem nas coisas é antes botar a cabeça em ordem, montar um planejamento de acordo com as prioridades. E cuidado para não cair na armadilha da internet ela é uma verdadeira máquina suga tempo, seus minutos no msn, twitter, orkut, facebook, email ou até em sites de jogos podem se tornar horas e seu dia "vai pro saco".

A partir do planejamento pronto é importante ter foco e disciplina para mantê-lo. Pense no que vai e no que não vai fazer. Evite o planejamento em excesso. Faça como o Jack estripador vá por partes (essa eu devo a Bárbara).
Mas acima de tudo tenha qualidade de vida. Cresci em uma cidade pequena, morei em uma cidade grande depois de adulta por quatro anos, hoje voltei para a cidade pequena, não porque queria, mas faço de tudo para não ter que sair daqui. Ir de casa ao centro da cidade à pé, não depender de condução para tudo, não pegar congestionamento, não se preocupar (só um pouquinho) com as portas, as janelas e a bolsa a tiracolo. Deixar as crianças brincar até tarde de pique na rua em uma noite quente.
Sei que de tudo dito até aqui algumas coisas ainda não consigo fazer, por mais que me esforce, confesso que o pecado capital que mais me persegue é a preguiça. Mas se eu quiser mudar a minha vida e as coisas a minha volta só posso começar por mim mesma.
"Quando eu mudo tudo muda!"

Um comentário:

  1. Sempre acreditei que todos nós somos donos de nosso próprio tempo!!Apenas como dito no post, as vezes perdemos tempo com coisas que não são muito "importante" (embora eu amo ficar twittando com @alebatist e meus outros amigos q amo). Mas acredito que todos nós podemos dar um F5(atualizar) na nossa vida!! podemos equuilibrar nossos afazeres!Sempre há "tempo" para mudar nossa rotina, nossa programação!
    Qualidade de vida! É realmente é importante não ficarmos bitolados na rotina! Seja feliz! Tire tempo para você, brinque, aproveite os amigos, a familia!! Seja feliz!!

    ResponderExcluir